quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Programa Brasil das Gerais - O inimigo da mulher não é o homem, mas o machismo

Estive no Programa Brasil das Gerais, da Rede Minas de televisão, programa apresentado pela jornalista Roberta Zampetti.

Falei sobre valorização da diversidade e apresentei minha ideia à Roberta sobre a importância no foco nas relações, exemplificando com a minha frase que diz que "o inimigo da mulher não é o homem, mas o machismo".

Roberta gostou da frase e fez um programa no último dia 25 de outubro com esse mote para falar sobre violência contra a mulher (anexo). Participei do Programa e falei rapidamente sobre a importância de enfrentar o machismo, algo que envolve homens e mulheres em relações que precisam ser reinventadas, considerando uma realidade que já mudou e que oferece novas condições para todos superarem a ideologia machista.

Um dos exemplos está no dado de que 62 milhões entraram no mercado de trabalho nos últimos 40 anos. Uma revolução que trouxe muitos problemas para as mulheres, como o enfrentamento do machismo em outros lugares além do lar. Mas, isso também tem um lado positivo. As mulheres ainda são vítimas de violências das mais variadas, como tratado na Lei Maria da Penha, mas existe essa legislação de tipo novo, os movimentos sociais, a luta das mulheres, ampliação da participação dos homens nesta luta. Enfim, há mais condições da sociedade avançar na afirmação e garantia dos direitos humanos das mulheres e trabalhar por relações de qualidade entre homens e mulheres.

Veja o programa com a apresentação da Roberta Zampetti, sempre atuante, muito antenada e cheia de questões desafiadoras. Mulheres que vivem com violencia 3 Rede Minas

sábado, 9 de outubro de 2010

Pré-estreia do filme "Como Esquecer"

“Como Esquecer” é um filme muito bonito. Já assisti duas vezes porque estou mediando diálogos com a diretora, Malu de Martino e alguns convidados. O filme exige esses diálogos ao trazer visibilidade para a questão da mulher, homossexualidade, amor, amizade e vida.

Os personagens são inesquecíveis, mas não vou falar mais nada porque o importante é convidar você para a pré-estreia em São Paulo, onde também haverá esse diálogo logo após a exibição do filme.


Por favor, divulgue também para pessoas engajadas com a valorização da diversidade, seus muitos temas, desafios e possibilidades.

O filme entra em cartaz em todo o Brasil no dia 15 de outubro.

O convite está aqui para você ir na pré-estreia:
13 de outubro, quarta-feira, 10 horas da manhã
Artplex no Shopping Frei Caneca

IMPORTANTE: Os convidados devem confirmar presença através do e-mail: ivegoncalves@gmail.com

Reinaldo Bulgarelli
Txai Consultoria e Educação

Veja o site oficial: http://comoesquecer.wordpress.com/
Divulgação no Youtube do lançamento realizado no Rio:
http://www.youtube.com/watch?v=YmsJb8Tv5IU&feature=player_embedded#
!
Fotos: http://www.flickr.com/photos/comoesquecer/with/4994444844/