sexta-feira, 29 de abril de 2011

Censo 2010 contabiliza mais de 60 mil casais homossexuais

Carolina Lauriano e Nathália Duarte Do G1, no Rio e em São Paulo


29/04/2011 10h00 - Atualizado em 29/04/2011 10h10

Censo 2010 contabiliza mais de 60 mil casais homossexuais


Resultados preliminares foram divulgados nesta sexta-feira (29), pelo IBGE.

País tem 37,5 milhões de pessoas que vivem com cônjuges do sexo oposto.

O Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais, segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta sexta-feira (29). Essa foi a primeira edição do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contabilizar a população residente com cônjuges do mesmo sexo.

Ainda de acordo com os resultados preliminares, 37.487.115 pessoas vivem com cônjuges do sexo oposto.

Em números absolutos, a região com mais casais homossexuais é o Sudeste, que abriga 32.202 casais, seguida pelo Nordeste, com 12.196 casais. O Norte tem o menor número de casais do mesmo sexo: 3.429, seguido do Centro-Oeste, com 4.141. A Região Sul tem pouco mais de 8 mil casais homossexuais. Entre os estados, São Paulo é o que tem a maior quantidade de casais homossexuais (16.872) e Roraima é o que tem menos, com apenas 96 casais que se declararam homossexuais.

Nesta sexta, o IBGE também divulgou a Sinopse do Censo Demográfico 2010, que apresenta os primeiros resultados definitivos do último recenseamento. Alguns números divulgados preliminarmente em novembro de 2010 foram ajustados, a exemplo do total da população, com a inclusão de estimativas sobre a população dos domicílios considerados fechados durante a coleta de dados.

Os censos demográficos são realizados no Brasil a cada dez anos. Participaram desta edição, segundo o IBGE, cerca de 230 mil recenseadores, supervisores, agentes censitários e analistas censitários. A coleta do Censo 2010 foi realizada entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2010.

Grau de parentesco

Dos 67,5 milhões de domicílios recenseados, mais de 57 milhões são considerados particulares e têm ao menos uma pessoa apontada como responsável pelos demais moradores da casa.

Sobre o grau de parentesco dos residentes em domicílios particulares com relação ao responsável pelo domicílio, o levantamento preliminar aponta que, 71.279.012 brasileiros são filhos ou enteados que moram com os pais; 9.123.939 são netos ou bisnetos; 12.771.453 tem outro grau de parentesco; e 1.924.250 não possuem nenhum grau de parentesco com os demais moradores do domicílio.

“Um morador de cada domicílio respondeu ao questionário e enumerou o grau de parentesco de cada morador do domicílio. Quem é o responsável, o cônjuge, o filho, o neto e demais parentescos que podem aparecer”, explica a demógrafa Leila Ervatti, do IBGE.

fonte http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/censo-2010-contabiliza-mais-de-60-mil-casais-homossexuais.html

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Homenagem ao professor Antonio Carlos Gomes da Costa

05/04/2011

Professor Antonio Carlos é homenageado

Evento em memória do pedagogo, que faleceu há um mês, relembrou suas contribuições na área social e emocionou os presentes

Do Portal Pró-Menino

O professor Antonio Carlos Gomes da Costa, falecido há um mês, recebeu uma homenagem carinhosa de amigos e organizações do terceiro setor na última segunda-feira (04/04) em São Paulo. O evento, organizado pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Fundação Itaú Social e Txai Consultoria e Educação, relembrou as contribuições do professor e emocionou os presentes.

“Homenagear é uma forma de agradecer ao nosso mestre e, ao mesmo tempo, manter suas idéias atualizadas”, destacou o amigo Reinaldo Bulgarelli, da Txai Consultoria e Educação. “São muitos os temas em que o Antonio contribuiu. Desenvolvimento humano, direitos humanos, voluntariado, terceiro setor, direitos da criança e da juventude... Homenagear é rememorar essas muitas contribuições”, afirmou emocionado.

“É uma dor e, ao mesmo tempo, uma saudade muito grande. Mas ele falava que quando partisse do plano existencial, gostaria de continuar trabalhando. E a gente vê nesse grupo, nesses parceiros, pessoas influenciadas por ele que continuarão agindo”, destacou o irmão Alfredo Carlos Gomes da Costa. Ao lado da esposa de Antonio Carlos, Maria José Gomes da Costa, Alfredo e o sobrinho Mauro Roberto Ribeiro Pinto representaram a família do homenageado.

Maria Alice Setubal, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, destacou que homenagens como essas devem existir sempre, para continuar reunindo pessoas influenciadas pelo pensamento e obra do pedagogo. “Aqui se falou de suas múltiplas contribuições. Para o Cenpec, por exemplo, ele foi um grande parceiro, que nos trouxe a importância de se pensar a escola”.

Estiveram presentes amigos como Antonio Jacinto Matias, da Fundação Itaú Social; Daniela Pavan, que representou Sergio Mindlin, da Fundação Telefônica; Fernando Rossetti, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Helio Mattar, do Instituto Akatu; Franscisco de Assis Azevedo da Camargo Corrêa; Evelyn Iorshpe, da Fundação Iorshpe, entre outros. Outros parceiros não puderam comparecer, mas enviaram suas homenagens, como a ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude) e o advogado Edson Sêda.

Leia aqui o agradecimento de Maria José, esposa do professor
Leia também homenagem do amigo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica
Confira especial do Portal Pró-Menino em homenagem ao professor
Fonte: Publicado dia 05 de abril no Portal Pró-Menino - Fundação Telefônica -