segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Gestão e Inclusão da Pessoa com Deficiência

Considerações sobre gestão e a inclusão da pessoa com deficiência
Reinaldo Bulgarelli, Txai Consultoria e Educação
17 de novembro de 2014

O que significa a legislação de cotas para inclusão do profissional com deficiência no mercado de trabalho
1.      A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho. É isso que afirma a legislação de cotas para que os empregadores cumpram com o princípio de não discriminação do trabalhador.
2.      A inclusão do profissional com deficiência significa afirmação do princípio do mérito, que não está sendo respeitado quando uma característica da pessoa se torna motivo para não ser contratada. 
3.      O mercado de trabalho, do ponto de vista social, está criando um circulo virtuoso ao promover a inclusão, o que envolve outros atores como a família da pessoa com deficiência, o sistema de educação, de transporte, lazer, entre tantos outros. 
4.      O investimento em educação profissional é uma prática comum e rotineira, condição para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. Portanto, o que há de novo neste processo de inclusão do profissional com deficiência é um olhar específico para a sua condição de maneira que também se beneficie do acesso à educação profissionalizante.
A empresa e a inclusão
5.      A empresa se beneficia porque expressa na prática seu compromisso com valores universais de direitos humanos e tudo que isso significa em termos de enfrentamento da discriminação, passando uma mensagem positiva para toda a sociedade e adicionando valor à sua marca. 
6.      A empresa aprimora suas práticas de gestão ao rever estruturas e processos para acolher a diversidade humana, abandonando um padrão de normalidade que não tem a ver com competência, mérito, produtividade e tudo que interessa para os negócios e para a sociedade. 
7.      A empresa valoriza sua marca, aumenta o valor dos seus imóveis, se torna atraente para clientes e para talentos que preferem trabalhar num ambiente respeitoso e inclusivo da diversidade humana. Ao adotar na prática conceitos como inclusão, acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal, entre outros, a empresa ganha valor.
O gestor e a inclusão
8.      O gestor de pessoas é gestor da diversidade humana porque as pessoas são caracterizadas pela pluralidade e não pela uniformidade.   
9.      Gestores inclusivos da diversidade humana aprimoram suas práticas de gestão ao manter foco no mérito, na produtividade e nos resultados, considerando a realidade da vida e trabalhando com aquilo de melhor que as pessoas têm a oferecer. 
10.   A inclusão é um processo, envolve diálogo, interação e compromisso de todos porque é multidirecional. Não é um gesto apenas do gestor na direção do profissional com deficiência, mas de todos em direção a todos. 
11.   A inclusão envolve cooperação intensa entre todos. Reforça, portanto, a colaboração necessária para que a empresa alcance seus resultados. 
12.   Gestores inclusivos cuidam de saúde e segurança considerando a diversidade humana, o que contribui para elevar os padrões da empresa.
13.   Gestores inclusivos se capacitam não apenas estudando, mas na vivência cotidiana da inclusão do profissional com deficiência. 
14.   Gestores inclusivos rejeitam “ideias paralisantes” e trocam a máxima do “só é possível incluir quando tudo estiver perfeito” por “tudo melhora conforme incluímos os profissionais com deficiência”. 
15.   Gestores inclusivos se desenvolvem profissionalmente para trabalhar com os desafios do século XXI e são interessantes para o mercado de trabalho moderno.